top of page
  • Foto do escritorKlara Argento

Morre Paulinha Abelha aos 43 anos; médicos investigam a causa


Cantora estava internada desde 11 de fevereiro na UTI


Foto/Reprodução: Instagram @paulinhaabelha



Vocalista da banda Calcinha Preta, Paulinha Abelha, morreu nesta quarta-feira (23) após complicações de lesões neurológicas.


A artista estava internada no Hospital Primavera desde 11 de fevereiro, sob os cuidados de equipe médica da Unidade Terapia Intensiva (UTI).


À princípio, era apenas problemas renais, mas logo depois se agravou a deixando em coma profunda. Ela morreu às 19h26 em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico.


O agravamento das lesões neurológicas nas últimas 24 horas de vida da cantora, levou a morte. Exames clínicos confirmam a morte encefálica.




Os médicos ainda investigam as hipóteses sobre a morte de Paulinha. Entre as hipóteses investigadas pelos médicos, estava a intoxicação por uso de remédios para emagrecer e diuréticos. Eles confirmaram que ela estava fazendo tratamento para perder peso, com o uso de fórmula receitada por um nutrólogo.


As investigações não param por aí. Os médicos surgem com a hipótese de que ela tinha uma doença autoimune. Ou seja, quando o próprio corpo ataca o sistema imunológico.


A terceira hipótese foi a Síndrome de Haff. Ela é provocada por uma lesão muscular que resulta na elevação dos níveis séricos de creatina e fosfoquinase (CPK), e em alguns casos, provava o escurecimento da urina, variando de avermelhada a marrom.


Já desceram esta hipótese por conta da elevação do seu quadro neurológico, o que não é comum na Síndrome de Haff.

bottom of page