top of page
  • Foto do escritorKadu Brandão

Ih, Miga: ai, Gabi, só quem viveu o Fortal sabe...

Coluna de Kadu Brandão fala dos bastidores da música baiana


Acabou mais uma edição do Fortal! E posso falar? QUE EDIÇÃO MASSA! o @ihmiga desembarcou na capital cearense e curtiu tudo da micareta.


Na quinta-feira, primeira noite de Fortal, vivemos muitas emoções. Nosso Saulo fez a estreia do bloco Oba, na quinta, e também se despediu da micareta. Depois de uma excelente puxada, Saulo Fernandes avisou ao público que não faria o Fortal em 2020 e afirmou que "faltou um pouquinho de respeito".


Durante o percurso, Saulo já tinha deixado em evidência a insatisfação com a mudança do dia de bloco. Além disso, o cantor defendeu Durval Lelys, que deixou de ter o bloco Me Abraça na rua e só tocou no Camarote Mucuripe. "Se não deixam Durval na rua a gente canta por ele", falou o artista no corredor da folia.

Perde a micareta. Perde quem ama o axé. Saulo, sem dúvidas, é um dos principais nomes do novo cenário do nosso ritmo e vai fazer falta.


E que sexta foi essa, minha gente?! Dona Alinne Rosa chegou com Aquele Fogo no Largadinho e ativou todxxxxs. Alô, Fortal, levar o bloco O Vale em 2020 virou obrigação, hein?!


Com repertório vibrante, Alinne surgiu de cabelo longo rosa para deixar os fãs mais antigos doidos e ainda convidou Daniela Mercury para uma super participação.


E doutor Bell Marques? Quem segura?! Fez uma sexta de repertório impecável também no seu Siriguella.


O bloco sertanejo da sexta a gente não viu, mas fica a dica pra colocar um axé no lugar.


Na tarde de sábado, o tradicional divisor de águas: MANXS para o Camarote da Rainha e MANOS para a Feijoada do Siriguella.


E o camarote da rainha contou com nada mais nada menos que 3h30 de show da nossa banzeirona de pororoca Daniela Mercury. Muito mais que alguns artistas em blocos até mesmo no Carnaval de Salvador...


Dani recebeu Denny Denan para uma canja e depois convidou Alinne para repetir a dobradinha da sexta. TUDO PRA MIM <3


O sábado foi de estreia para Ivete Sangalo. A mana botou o bloco Village na rua pela primeira vez e óh: estava lotado.


Não gostei do primeiro dia de veveta. O som do trio estava baixo e o repertório não estava o pancadão que a gente espera dela. A segunda volta foi cheia de músicas lentas...


Mas teve protesto delícia que a gente ama! E ainda rolou participação de Alinne Rosa...


Quem também levou uma multidão para o Fortal foi Léo Santana... O bloco "Vem com o Gigante" foi swingueira pura.


No sábado, Bell Marques foi - mais uma vez - impecável.


Agora, sentem aqui que nós precisamos falar sobre o domingo de Ivete Sangalo. Se o sábado foi morno, o domingo foi QUENTE! Ivete fez a melhor puxada dela dos últimos anos em micaretas. Para mim, a melhor dos últimos anos. O repertório estava pra cima o tempo inteiro e ela ainda deu a terceira volta! O auge do auge!

Totalmente diferente do sábado, o trio estava com som excelente, o bloco muito mais animado e Ivete panhando quente.


E, para encerrar com chave de ouro, a Banda EVA amanheceu no Camarote Mucuripe com um show pra gastar a energia que a gente não soube de onde tirou. Cada vez que vejo um show do Felipe Pezzoni, fico feliz em perceber a evolução do artista. Incrível!


*Um beijo pra minha amiga GG do axé que perdeu o voo por conta do show do nosso muso e teve que voltar de ônibus;


* Um beijo pra turma do grupo Taquitá Vale Village que é um divisor de águas


* E um beijo gostoso pra todo mundoooo que gritou "Ih, Migaaaa" e "mamãe Ih, Miga" pelo Fortal! A gente amaaaaaa!


Meus amores, foi uma delícia de micareta. Vamos torcer para que os representantes do axé se fortaleçam, fiquem unidos e firmes no cenário musical. As micaretas são do AXÉ e assim devem permanecer.


Quem gostou, bate palma. Quem não gostou, paciência!



bottom of page